UOL Menu
Busca
Carros

28/02/2012 - 13h53 / Atualizada 28/02/2012 - 13h53

Nova bateria pode revolucionar mercado de carros elétricos

Jorge Meditsch
Autoestrada

A Envia Systems, fabricante de baterias do estado americano da Califórnia, anunciou possuir uma nova tecnologia para baterias de íons de lítio capaz de armazenar três vezes mais energia com cerca de metade do peso das atuais.

Segundo a fábrica, o custo das novas baterias deverá ser de menos da metade das atualmente vendidas no mercado.

Revolução à vista - A Envia revelou que poderá fornecer sua novas baterias para o mercado automotivo dentro de um ano e meio. A aplicação de baterias com menores peso e dimensões poderá revolucionar o mercado para veículos movidos puramente a eletricidade, além dos híbridos, cujo ponto mais fraco é o custo e o peso das fontes de energia.

Com as novas baterias, os carros puramente elétricos poderão ter a autonomia duplicada ou até duplicada, alcançando cerca de 500 km sem necessidade de recarga. Além disso, a menor necessidade de espaço para as baterias dará maior liberdade aos designers na criação dos carros, podendo levar a novas tendências de estilo.

Materiais são a chave - O segredo da maior capacidade das novas baterias está nos materiais utilizados, entre eles o manganês aplicado nos catodos, capaz de armazenar mais energia do que os materiais usados nas baterias tradicionais.

As novas baterias da Envia foram testadas por um laboratório independente, da Marinha norte-americana, que confirmou a capacidade de 400 Wh por quilo anunciada pela fábrica. Comparando, uma das baterias mais eficientes existentes no mercado, a NCR18650A, da Panasonic, fornece 245 Wh/kg.